TPM: 5 dicas para combater os sintomas naturalmente!

Entenda o que é a TPM e aprenda a lidar com seus sintomas.

TPM

A TPM ou tensão pré-menstrual, é um conjunto de sintomas físicos e emocionais que surgem mais ou menos 15 dias antes da menstruação e, geralmente, desaparecem no primeiro dia do ciclo.

Ela é causada pelos hormônios estrogênio e progesterona que oscilam durante todo ciclo menstrual.

É por isso que as mulheres ficam emocionalmente mais instáveis na TPM.

SINTOMAS

Os sintomas da TPM são bem variados. Cada mulher sente e expressa de forma diferente.

O comum é que eles causem desconforto e atrapalhem a rotina da mulher. Se você é mulher, com certeza já se deparou com vários ocasionados pela TPM sintomas. Mas não se desespere! Confira 5 dicas para combater a TPM!

1. Faça atividade física:

Fazer atividade física libera endorfina, o hormônio do prazer e do bem-estar. Ele combate o estresse, a angústia e a depressão. Escolha uma atividade que te dê prazer e pratique, com o tempo os sintomas da TPM irão diminuir e você terá uma rotina mais leve e prazerosa.

2. Cuide da sua alimentação:

Manter uma alimentação equilibrada ajuda a controlar os sintomas da TPM. No período você deve evitar; café, bebidas alcoólicas, sal, doces e frituras. E deve incluir na dieta; vitamina E, B6 magnésio, cálcio e chocolate amargo.  

3. Beba muita água:

Além de te deixar hidratada, beber água ajuda a diminuir a retenção de líquido, o famoso inchaço que aparece na TPM. Tente beber 10 copos ou 2 litros de água por dia.

4. Diminua o café:

A cafeína presente no café age como um estimulante, contribuindo para a insônia e a irritabilidade. Se você sofre com esses sintomas é bom pegar leve com o café nesse período do mês.

5. Florais:

Florais são produtos naturais criados a partir da essência vibracional de uma flor. Nós temos o Floral Equilíbrio Feminino que ajuda a equilibrar os hormônios da mulher. O Floral Inquietação que ajuda no controle da ansiedade e o Floral Alívio que ajuda a aliviar as dores abdominais. E não há nenhuma contraindicação, você pode usar em todas as fases da vida!

Mas atenção, se a sua TPM for muito forte e nenhuma dessas dicas funcionarem para você, você deve procurar um ginecologista que irá avaliar o seu caso.

Leonardo C. Borio

Alquimista, Thetahealer, Espiritualista, Engenheiro Civil , Coach, encontrei na Alqumia e nos florais Joel Aleixo o caminho para a cura integral.